quinta-feira, 28 de maio de 2009

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1308&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=111789&IdTipoNoticia=1

Festa para as artes cênicas
Soraya Belusi
Todas as vertentes das artes cênicas de Minas Gerais estavam reunidas na noite de terça-feira para o anúncio dos vencedores do 6º Prêmio Usiminas Sinparc. Foram distribuídos prêmios para mais de 30 categorias, divididas em teatro adulto, infantil e dança.A cerimônia, que mais uma vez começou com bastante atraso, cerca de 40 minutos, teve início com uma apresentação cênica que mesclava referências às formas artísticas premiadas na noite: bailarinos, músicos e acrobatas ocuparam o palco do Teatro Sesiminas. Mais uma vez, Tatá Sympa comandou a trilha, com competência, mas ficou sensação de repeteco.
A escolha dos apresentadores foi bastante acertada, Pedro Paulo Cava e Christiane Antuña levaram a solenidade com muito carisma.
Quanto à premiação propriamente dita, é impossível ignorar equívocos já na fase de indicação. Montagens como "Fala Comigo como a Chuva", "Cortiços" e "Arande Gróvore" não concorrerem, por exemplo, a melhor espetáculo, parece um contra-senso, pois foram os trabalhos de maior destaque na temporada 2008.
Entre os indicados, "O Auto da Compadecida", da Cia. da Farsa, levou a categoria melhor espetáculo. Surpreendente mesmo é a premiação de "Kalluh Araújo", como melhor diretor, por "Romeu e Romeu", espetáculo que eleva o nível da discussão sobre homossexualidade, mas, nem por isso, consegue alçar voos artísticos que justifiquem sua premiação.
No teatro infantil, "Cocoricó-sol - Férias na Fazenda" acumulou o maior número de prêmios, mas, incoerentemente, não levou como melhor espetáculo.
Vale destacar o merecido troféu dado à Samira Ávila e Marcelo Souza e Silva (coadjuvante) por suas atuações em "Fala Comigo como a Chuva" e "Cortiços", respectivamente. Se teatro é a arte do ator, eles se mostram em grande forma.

Nenhum comentário: