quinta-feira, 1 de julho de 2010

A partir de um recorte da vida de um jovem casal em um pequeno quarto, sonho e realidade pontuam falas, silêncios e desejos.

http://www.curitibacultura.com.br/noticias/fala-comigo-como-a-chuva-no-teatro-da-caixa


Tennessee Williams
O norte-americano, nascido em 1911 no Mississipi, é considerado um dos grandes dramaturgos do período pós Segunda Guerra Mundial. “À Margem da Vida” marcou sua estreia na Broadway em 1945. Ganhou o Prêmio Pulitzer com “Um Bonde Chamado Desejo” (1947) e com “Gata em Teto de Zinco Quente” (1954), duas das inúmeras obras adaptadas para o cinema.
“À Margem da Vida” e “A Noite do Iguana” (1961) receberam o Prêmio New York Drama Critics Circle. “A Rosa Tatuada” (1952) recebeu o Tony Award de melhor peça. O dramaturgo foi homenageado ainda com a Presidential Medal of Freedom, em 1980, pelo presidente Jimmy Carter
Seus trabalhos costumam ser analisados sob uma perspectiva exclusivamente psicológica, sem a contextualização temporal e territorial, porém os aspectos subjetivos das peças, como a música e a iluminação, são de extrema importância para a obra de Tennessee. Em 1969 sofre um colapso, mas continua produzindo, apesar das obras posteriores não serem consideradas tão boas quanto as anteriores.

Companhia Teatro Adulto
A Companhia Teatro Adulto segue, desde 1996, produzindo espetáculos em Belo Horizonte. Foi responsável por sete produções teatrais de destaque e ganhou diversos prêmios nacionais. Nos últimos tempos encontrou sua força criativa na abordagem de textos singulares, atemporais, com personagens solitárias e catalisadoras dos meandros que revestem as relações humanas, bem como na pesquisa sobre a restrição do espaço de atuação como veículo para dilatar a essência dos detalhes que compõem sua criação cênica.
A investigação de linguagem pontuou, principalmente, a criação de duas realizações de seu repertório: os espetáculos “Fala Comigo Como a Chuva”, de Tennessee Williams, eleito o melhor espetáculo da mostra paralela do Festival de Curitiba 2009, e “A Morte de DJ em Paris”, adaptação do premiado conto do autor mineiro Roberto Drummond, monólogo vencedor de seis prêmios nacionais.

Serviço
“Fala Comigo Como a Chuva”Local: Teatro da CAIXAEndereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PRData: de 02 a 04 de julhoHorários: sexta e sábado 21h e domingo 19hIngressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de descontoBilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)Classificação etária: Livre para todos os públicosLotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)www.caixa.gov.br/caixacultural

Ficha Técnica
Texto: Tennessee Williams
Tradução: Maria do Carmo Ávila
Direção: Cynthia Paulino
Elenco: Luiz Arthur e Samira Ávila
Realização - Companhia Teatro Adulto

Nenhum comentário: