quinta-feira, 11 de setembro de 2008

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1048&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=90217&IdTipoNoticia=1

Teatro Peça "Fala Comigo como a Chuva" traz casal em crise
Rodrigo Soares
Um casal vivendo uma situação limite em um quarto, enquanto uma grande tempestade ameaça cair do lado de fora da janela. Esse é o fio condutor de "Fala Comigo como a Chuva", espetáculo protagonizado por Luiz Arthur e Samira Ávila e dirigido por Cynthia Paulino, que volta aos palcos belo-horizontinos a partir de hoje, no Galpão Cine Horto.Para a diretora da montagem, o sucesso do espetáculo (que já lotou casas no interior do Estado, em cidades como Varginha e Ipatinga), se dá pela proximidade do texto, escrito originalmente por Tennessee Williams e traduzido por Maria do Carmo Ávila, com o público que comparece ao teatro.

"Desde a primeira vez que tive acesso ao texto fiquei extremamente emocionada, pois o Tennessee tem a capacidade de falar, de maneira simples, tudo aquilo que, por vezes, não conseguimos dizer em uma relação. Na minha idéia inicial eu até atuaria na montagem, mas me envolvi tanto que optei por dirigir, por contar a história dos dois lados, sem vítimas ou algozes", afirma Cynthia que, além da direção, assina o cenário, o figurino (ao lado de Paolo Mandatti) e a seleção musical.

A possibilidade de trabalhar longe dos arquétipos de "vilão" e "mocinho" foi o que seduziu a atriz Samira Ávila, que destaca ainda o caráter universal dos diálogos. "Não existe quem está certo ou errado, e as falas dos personagens externam bem isso. Existem duas pessoas que se amavam e estão em um momento difícil, o que é bastante comum nos dias atuais, quando temos muita dificuldade de olhar para o lado. Não há vitimização, pois um não joga a culpa para o outro, mas, sim, buscam ver o que poderiam ter feito de diferente", afirma Samira, que pela segunda vez trabalha com Luiz Arthur (os dois estiveram juntos no espetáculo "Servidão", em 2007).

Espaço Cênico. Apresentando a peça em um teatro relativamente pequeno, o ator Luiz Arthur garante que espaços menores são os melhores locais para o público acompanhar a história do casal de protagonistas. "Um teatro como o Galpão Cine Horto possibilita quase um voyerismo, que era o que queríamos. O público acompanhando a história daqueles dois, a tensão, o gesto, o suor, uma pequena troca de olhares. É observar de perto uma relação de dois personagens que podem ser o espelho da relação de muitas pessoas.

AGENDA
O que: Espetáculo "Fala Comigo Como a Chuva" Quando: De hoje até o dia 21. De qui. a sáb. às 21h, e dom. às 19h. Onde: Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto) Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Nenhum comentário: