terça-feira, 31 de março de 2009

http://www.curitibainterativa.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=16917


A “femme bleau” de cada um em excelente adaptação de A Morte de DJ em Paris

Vanessa Martins de Souza
24.03.2009
O premiadíssimo conto do escritor mineiro Roberto Drummond, A Morte de DJ em Paris criador também de “Hilda Furacão”, transformou-se num sensacional monólogo homônimo, adaptado pelo diretor Walmir José e pelo ator Luiz Arthur. A montagem é da Companhia Teatro Adulto, de Minas Gerais, e deixa Luiz Arthur sozinho sobre um tablado guiar as rédeas de personagens diversos originariamente criados por Drummond.

E de forma excepcional. Em 50 minutos, a versatilidade do ator é estarrecedora, ao multiplicar-se nas muitas vozes que irrompem para falar da morte e da vida de DJ (pronunciado em português). Às vezes, o próprio protagonista entra em cena, numa narrativa não linear, cheia de poesia e delírio. Numa dramaturgia encantadora e comovente. Em que apenas um vislumbre de quem era DJ é permitido. Todos estão ali para contar um pouco sobre quem era DJ, as passagens da vida dele, um frágil e decadente professor do interior de Minas. Que tinha o singelo sonho de ir para Paris e encontrar a sua femme bleu (mulher azul). O que teria acontecido a DJ, que fim, afinal, teve ele, não é revelado.
A montagem baseia-se num conto sobre o Brasil da ditadura militar, mas não tem nada de “datada”. Faz apenas breves citações pertinentes à época, sobre musas como Leila Diniz e outras. Depois dos 50 minutos, uma aura de mistério permanece sobre a vida e morte de DJ, como um convite feito para sonhar, com a mesma inocência, em ir para Paris, ou talvez, Pasárgada, ou para onde quer que nos dê na telha, em busca de nossa “femme bleu”, também.

Ficha Técnica
BELO HORIZONTE - Minas Gerais
Direção: Walmir José. Com Luiz Arthur.
Companhia Teatro Adulto

Nenhum comentário: