terça-feira, 17 de março de 2009

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1234&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=105902&IdTipoNoticia=1




As primeiras peças a serem apresentadas na mostra oficial só entram em cena a partir de quinta-feira, mas a capital paranaense já está a postos para a 18ª edição do Festival de Curitiba desde hoje, quando acontece a solenidade oficial de abertura do evento. Considerado uma das principais vitrines do teatro nacional, o Festival de Curitiba traz este ano 25 montagens de diferentes regiões do país na mostra principal e ainda centenas de espetáculos que serão apresentados no Fringe - mostra paralela ao evento, que já revelou nomes da cena mineira como a Cia. Clara e o Grupo Espanca!.

O coordenador do evento, Leandro Knopfholz, afirma que o objetivo do festival é mostrar um painel amplo da produção teatral brasileira. "A nossa ideia é que o Festival de Curitiba seja uma grande mostra do que acontece nos palcos do Brasil durante o ano inteiro.Para isso, a curadoria se pauta em critérios que levam em consideração a qualidade, a inovação e o ineditismo do espetáculo em Curitiba", explica. O coordenador do festival ressalta ainda que a grade de programação da mostra oficial deve conciliar diversos desejos do público curitibano. "A curadoria pensa a programação tentando atender alguns públicos com objetivos diversos em relação ao evento. Por isso, é importante trazer peças com atores conhecidos dos espectadores de televisão, mas também abrir espaço para um teatro experimental, teatro de autor, tentando montar um panorama que equilibre as especificações de curadoria e os desejos do público", avalia.


Destaques. Alguns dos principais grupos do país mostrarão seus trabalhos na mostra oficial do Festival de Curitiba. A Cia. Armazém leva o premiado "Inveja dos Anjos", enquanto a Cia. dos Atores apresenta seu programa "Autopeças". Outro destaque na programação é o espetáculo "Rainhas", considerado um dos melhores trabalhos da temporada 2008. Os mineiros Paulo Azevedo e Rita Clemente também integram a mostra oficial com "Histórias de Chocar".


Expectativa 170 mil pessoas é o que se espera no Festival de Curitiba, equivalente a 80% da capacidade do evento


Fringe será palco de sete montagens mineiras

A disputa é grande: no Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, são mais de 250 espetáculos espalhados por Curitiba e sedentos por um lugar de destaque na mídia nacional. Na programação deste ano, sete montagens mineiras usarão essa vitrine na capital paranaense. São elas "Amoroscuro", "Canoeiros da Alma", "Palhaço da Vida", "Rato do Subsolo ou O Ódio Impotente", "2 de Novembro", "O Lustre" e "Fala Comigo como a Chuva". Esta última, da Cia. Teatro Adulto, foi um dos destaques da temporada mineira em 2008. "Estamos começando uma nova fase do grupo e acreditamos muito na qualidade do trabalho. Claro que a nossa expectativa é que as pessoas assistam ao espetáculo e gostem", afirma a diretora, Cynthia Paulino.

(SB)Publicado em: 17/03/2009

Nenhum comentário: